Manual do Bom Ogan e Ekedi

Vamos espalhar a educação de asé pelos 4 ventos!

O BÊ-A-BÁ DO BOM OGAN E BOA EQUEDI

 

 

1 – Em primeiro lugar, entenda que, apesar de seu cargo, não é dono (a) do Òrìsà, e sim alguém que deve se capacitar cada vez mais para servi-lo.

 

2- Seja humilde e simpático(a). Vocês é que auxiliam o PDS a educar os vodunses, mas tudo com muito amor.

 

Caso tenha algo para discordar faça-o discretamente pedindo um minuto da atenção do pai de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que a torcida do Flamengo esteja assistindo. Dar um escândalo no meio do barracão com quem quer que seja não é postura de um bom Ogan ou uma boa Ekede. Falar pelas costas é pior ainda, pois todo o pai de santo tem sempre um informante que certamente você nem imagina quem é!

 

Você não está no programa da Ana Maria Braga, então se lembre que você não é o Louro José para dar palpites. Se você tem alguma sugestão, leve-a antes ao pai de santo.

3- Não faça ninguém de escravo ou empregado, apenas porque tem um cargo. Existem vários Ogans que são ótimos para ariar aqueles imensos panelões, já que as mulheres (ekedes e vodunses) devem estar exaustas de outras funções.

 

4 – Aonde está escrito que Ogans e Ekedes não podem auxiliar na depenação de galinhas ?

 

5- Os bons Ogans e Ekedes devem ser doces com os yaôs, mas JAMAIS deveriam se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para aquela cervejinha. Quem brinca com criança pode amanhecer mijado!

 

6- Tão importante quanto o conhecimento é a TRADIÇÃO! Logo guarde aqueles fundamentos catados ao longo de seus passeios para si, ou melhor, troque idéias com seu PDS, mas criticar os preceitos da sua casa ou querer mudar por conta própria é o Ó!!!!  

 

7- Jamais se envolva com uma filha (o) do Ilê.

 

8- Se não sabe, pergunte ou vá estudar mais; mas não invente uma resposta sobre qualquer pergunta de um leigo só para aparecer.

 

9- Lembre-se de guardar preceito todas as vezes que for cuidar do SAGRADO. Bebida e atabaque ou bebida e pano da costa definitivamente NÃO COMBINAM! E principalmente não se venda por dinheiro!

 

10- Se vai visitar outra casa que não a sua, vá com roupas dignas para que seu PDS não se envergonhe de você.

Mini saias ou shortinhos cobertos por um pano da costa, assim como calças compridas para as ekedes ou as “benditas” roupa preta é sempre ridícula para um candomblé!

 

Alias, roupa de barracão deve ser alaka para as ekedes ou mesmo saia mas sempre de pano da costa e, para os homens, calçolão e camiseta (tudo LIMPÍSSIMO E PASSADO A FERRO). Shortinhos e top’s devem ser usados somente pra ir ao baile funk.

11- Em que Ogans e Equedis são diferentes para não tomar seu bom banho e trocar abença quando chegam em seu Ilê ?

 

12- Fale baixo e guarde as brincadeiras e principalmente o CIGARRO para longe da cozinha de santo e dos bichos que estão sendo limpos. Que tal dar o exemplo e ir para o banheiro satisfazer seu vício? Seja o exemplo do Yaô.

 

O EXCESSO DE INTIMIDADE DIMINUI O RESPEITO! Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver o pai de santo e irmãos (vodunses, ogans ou ekedes) em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima certamente será você.

13- Os cantos (Orin), os Ofo(encantamentos), os Orikis, e as rezas(Gbàdúràs), podem ser ensinados na hora daquela conversa sem graça; que tal substituir aquelas fofocas da vida dos outros ou aqueles causos inesquecíveis pelo ensinamento ? Serão de extrema importância no culto; e o respeito a seu cargo se dará automaticamente.

 

14- Ser Ogan e Ekede de um Orixá, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé). Ao ser suspenso, você não sabia disso? Mas sempre dá para se tocar na boa educação, né?

 

15- NUNCA retrucar o pai-de-santo. Nunca !!!. Apesar de seu cargo, ele é o presidente do culto! Se discordar de algo, converse reservadamente com ele.

 

16- Enquanto as ekedes ficam responsáveis (junto com as vodunses mulheres) pelas organizações do peji, auxílio na cozinha, limpeza das roupas, enfim funções femininas, os Ogans poderiam auxiliar na limpeza pesada da casa e quintal ou consertar algo que quebrou. Ogans e Ekedes que ficam sentados, fumando e/ou apenas dando palpites (normalmente nunca perguntados) também são o Ó !

 

17 – Todos sabem que tocar e cantar numa festa de candomblé é extremamente cansativo para os Ogans; que ficar dançando na roda, vestindo Orixás e dando rum nos mesmos também é extremamente cansativo para as ekedes, mas será que os vodunces também não estão cansados de suas funções? E por que todos não continuam trabalhando até o final da festa? A função de Relações Públicas cabe ao Pai de Santo e somente àqueles que ele designar. Então porque os cabeções têm mania de ficar dando pinta nas festas enquanto só as cabecinhas trabalham?

 

Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do barracão. Quanto mais rápido isso for feito mais rápido TODOS poderão ir embora.

 

18) – Casa de santo não tem uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fizer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Isso inclui cinzeiros, roupas de cama, xícaras de café, etc, etc, etc.

 

Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.

19) – Ao chegar ao barracão, o procedimento correto é: a) Amarrar um pano na cintura (mulheres) b) Ir direto para a cozinha beber um copo d’água para esfriar o corpo da rua, sem fazer paradas para bater-papo e colocar a fofoca em dia; c) Tomar seu banho e ir trocar de roupa; d) Bater cabeça no axé, na porta do quarto de santo e trocar abença com o pai de santo.

 

Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito), você pode ir colocar seu tricô em dia.

 

20) – Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, na casa de santo é igual. Antes de repetir a comida váaarias vezes observem se tem quantidade suficiente para os mais novos que comerão depois de você, mas observe discretamente. Ser menos notado é sempre o mais belo para qualquer pessoa, principalmente aqueles que deveriam servir de exemplo. Lembre-se: Tem sempre alguém observando você!!!

 

21) Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas toda hora?. Portanto, que tal ir ao Varejão das Fábricas e comprar um belíssimo cretoni ou chita a R$ 4,50 e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentem e felizes com suas devidas roupas.

22) Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser para o próximo.

 

23) – Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre !!!

24) Ao ir embora, seus fios de conta deverão ser colocados em cima de seu igbá e não deixados em nenhum outro lugar!

ESPERO REALMENTE QUE TODOS TENHAM ENTENDIDO A BELEZA E IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE AXÉ.

 EM CASO DE DÚVIDA, ANOTEM AGORA MESMO (ANTES QUE SE ESQUEÇAM) NO VERSO DESSA FOLHA E DIRIJAM-SE AO PAI DE SANTO.

 

Abraços

Ogan Nildo

98 comentários sobre “Manual do Bom Ogan e Ekedi

  1. Boa Dia Nildo! Sua Beça.
    Sou ekede, mas tenho algumas dúvidas e tenho vergonha de perguntar…exemplo, o que o Ekede fala pro filho de santo que está entrando em transe pra facilitar a chegada do orixá?

  2. Boa noite Nildo!
    Sou Ogan, mas tenho algumas dúvidas e tenho vergonha de perguntar…exemplo, o que o Ogan fala pro filho de santo que está entrando em transe pra facilitar a chegada do orixá?

    • Por favor me responda.
      Sobre deixar os nossos fios no igbá.
      E quando se tem alguém sem confiança no axé?
      Posso trazer comigo?
      São 3 chicotes. E mais alguns fios.

      • Bom dia, kolofe.. a questão dos fios ficarem no Igba não exista uma obrigatoriedade, vai de casa para casa.. se você não se sente confortável, pode leva-los para casa desde que fique em um local de sua casa preservado aonde as pessoas não mexam e nem tenha energias de alcool ou coisa do tipo. Mas isto sempre dever acordado com o Pai o Mãe de Santo.

  3. A bençao ogan.boa tarde .sinto muito orgulho de ser um ogan de sango…filho de jose almir de osum.E CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE O OGAN DISSE .SABES QUE NEM TODOS OGANS E EKEDIS .SEGUEM A RISCA .MAS BASTA SEGUIR .PARA ENFIN MANTER UM BELO ASÉ EM PÉ. PORQUE OGAN HOJE O CANDOBLE EM SI .KETU.GEGÊ.NAGO E ETCCCC…. ESTA MORRENDO COM OS NOSSOS DOTÉS.FALTA MAIS CONFIANÇA ENTRE FILHOS DE SANTOS EM DOTÉS E DONÉS.ASÉ OGAN.

  4. KALOFÉ, MANO VELHO! MUITAS DESSAS COISAS QUE FOI POSTADO É DE OBRIGAÇÃO DE TODOS PRATICAREM, MAS EXISTEM CARGOS QUE SE ACHAM MAIS IMPORTANTES DO QUE TODO MUNDO, ATÉ DO QUE O PAI E A MÃE DE SANTO. GOSTEI MUITO! NA MINHA ANTIGA CASA FAZIA-SE TUDO ISSO.

    • Kolofé, o mais importante é sabermos que estamos ali para o Orixá / Vodun, não pelos seres humanos, senão já entramos de forma errada.
      Dificuldades interpessoais existiram em qualquer comunidade assim como super egos.

  5. Adorei as dicas acabei de me confirmar como ekedy. No entanto sempre deixei claro que não queria responsabilidades no barracão, fixar presa passando dia fazendo as coisas pois tenho meus afazeres. E como já dentro do ranco ouvi várias fofocas um fala do mau do outro acabei me arrependendo acho que agi por inpulso. Mas agora quer o dever de cuidar somente do meu santo e nada mais.

  6. Kolofé irmão.
    Gostaria que me adicionasse no face ou me enviar um email. Serei levantada a ekedi no barracão de meu tio. Mas nada sei sobre minhas funções e obrigações. Gostaria de te acompanhar no face e ter orientações sobre uma Boa ekedi pois quero ser o orgulho da casa e nunca envergonhar minha roça!!!!

  7. ola!!! meus respeitos a todos nao sei se a pagina ainda esta ativa mas vou deixar minha duvida! sem entrar em muita divagação, quando uma pessoa entra para ser iniciado mas na verdade ela tem o cargo d ogã mas o sacerdote inicia esta pessoa a yawo tempos depois esta pessoa descobre atraves de IFA que nao entra em transe,(DAI SEU MUNDO DESABA! SEM FALAR QUE SEU SANTO ESTARIA TROCADO !!!) BOM , uma vez que esta pessoa saiu no salão como yawo como modificar este curso de sua vida espiritual ???? (Daqui nao quero que seje revelado os segredos apenas esclarecer estas duvidas ?)Desde ja muito obrigado espero receber algum esclarecimento meus respeitos!

    • Olá Dil, bom receber seu contato.

      A princípio vejo que seja um fato menos confuso do que vc sair na sala como Ogan e depois virar no santo. O fato de vc ter saído raspado, não o inviabiliza de ser um Ogan e nem muito menos perde seu tempo de feito. Em nossa concepção vc deve apenas realizar umas obrigações de adequação.

      Mas de fato vc deve checar em mais de um jogo se vc de fato é Ogan, pois temos grandes nomes dentro do candomblé que apesar de iniciados nunca “deram santo” e nem por isso viraram ogan ou ekede. O caso mais famoso foi o de Mãe Menininha do Gantois que tão cantada e elogiada foi por seu filhos ilustres como Maria Bethânea, Gal Costa e Caetano Veloso. Feita de Oxum, Mãe Menininha do Gantois nunca virou em seu Orixa Oxum.

      Espero ter esclarecido.

      Grande abraço,

    • Olá Nilcenéa, Obrigado pelo contato. Yaroba e ekede referem-se basicamente ao mesmo cargo, porém com nomes diferentes. Cada família de axé usa uma terminologia. No Bogun, raiz a que pertencemos usamos o termo ekede; já no Engelho Velho, Opô Afonjá e Gantois usam outros nomes.

      Grande abraço cheio de axé,

    • Olá Henrique, obrigado pelo seu contato. Sempre defendemos a boa relação entre dirigentes e filhos de uma mesma casa, então todas as possibilidades de conversa devem ser tentadas antes de qualquer outra atitude. Caso isso já tenha ocorrido, sua filha deverá correr alguns jogos de búzios para saber o que os Orixás / Voduns ou Inkices tem a aconselhá-la. Só então ela deve tomar alguma atitude. A palavra e vontade do sagrado deve SEMPRE ser respeitada.

      Grande abraço cheio de axé,

  8. boa noite em 31 de maio de 2015 fui confirmada yasan me deu um cargo de ya oju oya e minha mãe de santo me raspou ela me falou q sou uma ekede feita e confirmada n fui suspença e assim mesmo recido nesta casa a 15 anos so agora q tive necessidade de me confirma

  9. Boa tarde.

    Fui suspenso em 2014, para ser ogã ,mas por não querer assumir responsabilidades eu não fui mais no terreiro.
    Quando é agora, eu fiquei sabendo que para meus caminhos abrirem eu tenho que me cuidar.
    O que eu imagino no candomblé, são as pessoas falsas que ali estão, para se mostra uns melhores do que os outros, a disputas, inveja, e o principal a fofoca que reina na maioria dos ilês.
    Estou montando o meu “enxoval” para tomar coragem e enfrentar o que me espera.

    Espero que corra tudo bem, AXE PARA TODOS (AS)!

    • Olá André Luiz, gostaria de agradecer por sua mensagem. Também te faço um convite para refletir sobre sua imagem acerca dessa religião tão linda chamada candomblé. Problemas de interpessoal, vc certamente encontrará ao longo de sua vida em qualquer comunidade. Ao juntar 3 ou mais pessoas problemas de interpessoal são comuns.

      Mas apegue-se a energia viva e aos ensinamentos de nossos Orixás; assegure-se que vc está perfeitamente entrosado com o líder de sua futura casa assim como com seus irmãos de santo.

      Um grande abraço cheio de axé e boa sorte.

  10. Ola, adoreias explicações mais queria tirar uma duvida. Mulher pode ser sentada como ekedi? fui sentada a pouco tempo como ekedi mas fui pesquisa e li que mulheres não pode ser sentada como ekedi como isso pode ter tido acontecido comigo? Obrigada desde ja …

  11. boa noite ! sair da umbanda e estou entrando agora no candomblé, gostaria de perguntar , se é muito dificil de aprender a tocar atabaque e quando vc é ogan, vc é abrigado a aprender o mesmo. abraços

  12. Boa Tarde. Preciso de ajuda. Uma criança de 5 anos do sexo masculino pode bater atabaque como Ogan? Isso pode fazer mal para criança? Estou curiosa pois conheço uma criança que faz isso. Eu particularmente penso que seja responsabilidade de mais para uma criança. Como sou leiga peço-lhe sua orientação.
    Grata Jane

    • Oláa Jane, tudo bem ??

      Que bom que nosso texto traz segurança para que possamos de alguma forma aconselharmos as pessoas.

      Em nossa casa matriz e até mesmo aqui em nosso Humpame, alguns meninos “apontados” para Ogans por algum Vodun/Orixa já gostam desde pequeno de bater o atabaque e não vemos problema algum nisso, até porque acreditamos que família que reza unida permanece unida.

      Obviamente nas cerimônias públicas somente os Ogans adultos e mais experientes tocam até porque são muitas horas de “toque” para uma criança e requer um conhecimento de cantigas e tipos específicos de toques de acordo com o momento do candomblé.

      Esperamos ter ajudado,

      Grande abraço cheio de axé,

      Ogan Nildo Freitas
      http://www.humpame.org.br

    • BOA NOITE, SRA JANE. EU NASCI DENTRO DE UMA CASA DE SANTO E FUI SUSPENSO AOS 03 ANOS DE IDADE SE NÃO FIZER BEM, MAL TAMBÉM NÃO FARÁ..

  13. Bom dia,
    Gostei muito dessas informações. Sou Ogan há pouquíssimo tempo e é tudo muito novo, porém pretendo e quero ser um bom Ogan pra a casa. O aprendizado será longo e eterno…

    Obrigado

    Fabio

  14. Bom dia, minha mãe é mãe de santo nação de angola, fui jogar búzios no terreiro da minha irmã que é da nação efon nos buzios deu que eu não tenho divida com santo, ele me disse que se eu fosse da casa dele eu seria uma ekedi, entao fui escolhida (posso dizer assim) pelo terreiro da minha mãe, mais eu nao sei nada mais nada mesmo, ainda nao fui apresentada estou muito confusa e preciso de esclarecimento, desde já agradeço.

    • Oláa Cris…

      Primeiramente vc deve sentir… a sensação nesse momento é tão importante quanto o conhecimento. Vc deve sentir se essa casa que vc se encontra é de sua extrema confiança. Depois vc deve pesquisar se a casa religiosa a que vc está se ligando tem ascendência, ou seja de quem ela descende, se ela existe há muito tempo, etc. etc

      Se desejar seguir seu caminho por essa estrada, então vc deve aguardar e viver a rotina de sua casa de santo; pois só com o tempo e a convivência é que o conhecimento chegará até vc.

      Um grande abraço cheio de axé,

  15. Caro Ogan, Motumbá! Assim como você, também sou Ogan, porém não sou “do couro”, minha função é cuidar das coisas e da casa de Xangô. Gostaria de pedir sua permissão para levar esse post ao Ilê Asè que sou filho. Concordo com muitas coisas escritas nele… e, infelizmente, as pessoas (yawos, ogans, ekedes, abian, pai de santo, etc etc etc) perderam a educação que deveriam ter dentro das casas de santo. Obrigado pelo post e se puder ajudar com alguma coisa, ficarei grato! Asè!

    • Boa noite Nildo e seguidores, Kolofé.

      Assim como o irmão acima, sinto que em muitos axés as pessoas estão “esquecendo” o respeito, educação e a hierarquia dentro das casas. Suas dicas foram de suma importância. Sou Ekédi à 25 anos.
      Muito Obrigado pelas dicas, infelizmente tem muitas pessoas que não querem abrir a mente e buscar mais conhecimento. Deixarei o meu email para que você, se quiser e tiver disponibilidade, me enviar mais ensinamentos ou conselhos paa serem difundidos. Email: carlasantanafesta@hotmail.com.br

  16. Kolofé meu irmão em primeiro conheci seu blog por acaso mas amei, senti muita sinceridade e boas liçoes sou iniciante no candoble com poucos meses, sou Ogan mas ñ suspenso ou raspado, gosto muito desse cargo e da casa que frequento tem um axe muito bom, sou da nação jeije e gostaria de mas ensinamentos e toques para oríxas e jurema e mas informaçoes sobre minha função tem ogas mas antigos mas eles são dificeis de estarem no barracão só vejo no dia do toques ja falei ate com meu PDS sobre isso mas gostaria de busca mas conhecimento por conta propria, já tenho algumas ediçoes como camdoble no Brasil e outros meu face: flavio oliveira, muito obg fique na paz e proteção do meu pai Ogum

  17. pai ogan, adorei seus comentarios. Estava numa festa no e fui escolhido pelo orixa, me suspenderam e me colocaram numa cadaeira para ser ogan e não sei nem por onde começar, não sei se tenho tanta responsabilidade e tempo para assumir o cargo. não gostaria de ficar preso , frequento mas não queri tanto envolvimento.
    é muito dificil aprender e lidar com o pds ? o que me aconsselha ?
    Abraços.

    • Kolofé meu irmão,

      Vamos aos detalhes, em qual nação você foi suspenso? Para qual Orixá….

      Apenas posso te garantir que para mim a entrada para o Candomblé foi a melhor escolha, a responsabilidade é grande sim, mas o amor ao Orixá e a confiança que depositamos nele sempre nos levará a ter forças para seguir e tentar acertar sempre. O convívio com o Pai de Santo não é tão difícil assim, basta lembrarmos que somos “Pai”, mas ele é responsável por todas as pessoas da Casa de Santo, o que envolve muita responsabilidade.
      Não posso deixar também de te advertir quanto a seriedade de cada Casa de Santo, não é porque você foi suspenso naquela casa que você necessita ficar nela se não se sente bem, mas isto você só vai saber se frequentar as “funções”, isto vai lhe ajudar também no aprendizado, não basta aparecer só para as festas.. Mas também acho que não é legal ficar mudando de casa para casa tentando achar a casa ideal, todos temos defeitos, conviver com as diferenças alheias é o maior aprendizado do Candomblé.

      Qualquer outra dúvida estou também no face, espero ter ajudado.

  18. Parabéns pai Ogan rsrs sua bençao , sou ekedi e ameiiiiii tudo que vc falou , acho que vou copiarrr e mandarrr para algumas pessoasss , que meu pai oxalaa abençoeee todos vcs abraço

  19. QUERIDO OGAN KOLOFÉ ;queria muito poder aprender a ser uma eked exemplar com seus ensinamentos infelizmente meu antigo zelador não me ensinou nem um ori pra você meu irmão ter noção;

  20. MUITO MARAVILHOSOOOO!! ASÈ………………….. MEU IRMÃOO… POSSO LHE PEDIR ALGOO??? RSRS MAS VOW PERDI ASSIM MESMO….. É POSSIVEL VC ME MANDA OS TOQUES DO ATABAQUES POR EMAIL………. TIPO ASSIMM ………………TA-TA -TUM -TUM E OS NOMES DOS TOQUES >

    EMAIL; SULTAODASMATAS@GMAIL.COM

    • Amigo Sam, tudo bem ? Obrigado pelo carinho. Eu e muitas religiosos acreditamos que devemos aprender certas coisas inerentes a nossa religião dentro de nossas casas de santo e isso inclui toques de atabaque. Porque na verdade os mesmos vão além do que possamos imaginar. Os toques dos atabaques além de servirem para chamar o Orixá ou Vodun, também servem de identificação de uma cultura pois cada família de santo tem seu ritmo e seu “timeline”.

      Procure sua casa e, caso seja seu tempo de aprender, certamente os seus mais velhos irão te ensinar.

      Um grande abraço cheio de axé.

      Bagigan Nildo
      Humpame Kuban Bewa Lemin

  21. Pai Ogan, kolofé. eu estou entrando agora em uma casa nação, pois fui nascido e criado na umbanda. Ainda não fui confirmado, mas já percebi que a educação de axé é bastande diferente em algumas coisas, em outras não. É um universo diferente e , estou gostando; a responsabilidade é maior, eu acho. O senhor está de parabéns por essa iniciativa, gostaria de sempre que possível obter conhecimento com senhor, obrigado. Axé

  22. Querido Ogan, kolofé… eu sou prova viva que o sr. realmente tenta a cada dia ser o exemplo de um bom Ogan e acredite consegue desempenhar suas funções com maestria. Meu mais sincero respeito a vc… alias tenho lhe dito isso sempre.

    • boa tarde! fui suspenso em ritual por um orixá como manda os preceitos de suspensão de um ogan, só que não estou mais na casa, gostaria de saber se mesmo afastado da casa se continuo sendo ogan , ou se perco o cargo?
      me tire essa dúvida por favor. abraços;.

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